Publicado originalmente em NBS Plus

Criado em 1929, o Oscar é organizado anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e tornou-se referência de premiação em todos os segmentos.

História do Oscar

Em seus primórdios era realizado num hotel de Hollywood para cerca de 270 pessoas. 89 anos depois, o evento recebe as principais estrelas do cinema até figuras políticas.

A versão televisionada começou em 1953 visando apenas o território americano e canadense. Em 66 ocorreu a exibição da cerimônia em cores nos Estados Unidos. O Brasil foi o primeiro país fora da América do Norte a transmitir o evento ao vivo. A cerimônia foi exibida pela extinta TV Tupi em 1970. Hoje é transmitido para mais de 200 países simultaneamente.

Gráficos

NBS Plus buscou nos acervos da academia o histórico de prêmios e indicações que revelaram não só títulos nostálgicos, como dados que permeiam quase toda a história do cinema americano.

Os filmes com mais indicações

com 10 indicações ou mais

Dos 89 filmes acima, destaca-se La La Land (2016) entre os mais indicados da história com 14 nomeações em uma única noite, ficando ao lado de grandes obras como Titanic (1997) e superando E o Vento Levou (1939).

Filmes mais premiados da história

com 6 prêmios ou mais

Assim como nos indicados, os filmes mais premiados mesclam o antigo como Ben-Hur (1959) e o novo como Titanic – dos anos 90 – e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

Ainda sobre o longa dos Hobbits, a produção foi uma das únicas a ganhar em todas as categorias indicadas. Fenômeno que se repetiu com Gigi (1958) e O Paciente Inglês (1996).

Estúdios de Cinema mais premiados*

Já dentre os estúdios, a Paramount impressiona com seus 51 prêmios, contrastando os dias atuais da companhia que dificilmente emplaca algum sucesso na premiação. Suas últimas vitórias ocorreram em categorias técnicas, não mais em elenco como antigamente.

O líder do Oscar é o histórico 20th Century Fox com um total de 62 prêmios.

* Os dados deste item foram filtrados, contabilizando apenas filmes que tiveram 10 indicações ou mais.