O mercado de tecnologia é frenético, tanto que as gigantes dos Estados Unidos investem milhões em pesquisas, projetos e novas startups. Empresas como Google, Microsoft, Amazon, Facebook, Samsung e IBM não querem ficar para trás, a ponto de movimentar em apenas 7 meses pouco mais de 18.500 patentes.

Patentes registradas por empresas de tecnologia entre janeiro e julho de 2017

 

A IBM há seis anos é líder em patentes, e em 2017 a tendência que o título se mantenha. Até julho, a empresa de software teve uma média de 27 registros por dia, além disso, só ela corresponde quase 3% de todos os títulos registrados dos Estados Unidos neste mesmo período.

Patentes registradas por empresas de tecnologia entre 2010 e 2016

 

O motivo desse aumento foi causado pelas novidades do mundo tecnológico como a Realidade Aumentada e Inteligência Artificial (I.A) . Usando o case da própria IBM, por exemplo, uma grande empresa de computadores até 2002 – quando parou justamente de fabricar computadores – deixando de lado o hardware (parte física do PC) e focou em serviços para empresas até que em meados de 2012/13 viu a oportunidade de investir em softwares ligados às novidades virtuais.

Situação similar ao Google que viu suas patentes aumentarem após a criação de campos de pesquisa voltadas à expansão em I.A , biotecnologiaautomóveis autônomos.