Com visível oposição da mídia, o presidente americano Donald Trump lançou no Facebook o “Weekly Update / Real News Update”, ou como apelidado pela imprensa, a Trump TV. Segundo o próprio, o programa tem como objetivo combater a mídia tradicional e suas supostas “notícias falsas

O programete conta com um formato de boletim que compila a semana do 45º presidente dos Estados Unidos narrado num tom estonteante e positivista. Apresentado por Lara Yunaska Trump, esposa de Eric Trump, também conta com a participação da ex-CNN Kayleigh McEnany. Segundo o post feito nas redes sociais, o custo de produção é pago pelo Comitê Republicano intitulado de “Donald J. Trump for President, Inc.”.

Transmitido diretamente da Trump Tower, o periódico tem tom panfletário similar à televisão norte-coreana, e otimista como o extinto programa Semana do Presidente, produzido pelo SBT. Os informes são sempre de notícias favoráveis ou com ênfase na participação do líder do executivo, assim como faz a emissora estatal NBR.

Repercussão

O ex-Agente da CIA e candidato independente a presidência Evan McMullin comparou o programa americano com a propaganda da Coreia do Norte.

Já o Washington Post disse “É muito parecido com a propaganda real – ou TV estatal”. “O ponto é que esta “verdadeira notícia” não é um fato incontestável”, diz Blake do WP.

Vox observou : “Este programa que tem mais de 2 milhões de visualizações no Facebook, pode ser um cumprimento parcial dos rumores de campanha no desenvolvimento de um programa, a “Trump TV “.

O conservador MarketWatch escreve: “As notícias diretas, imparciais ou o tipo de propaganda que Kim Jong Un se orgulharia? Isso provavelmente depende do que você pensa de Donald Trump”.

Audiência

No quesito audiência, a Trump TV vai bem. Na ultima publicação o alcance foi de 1.4 milhões de espectadores em apenas 24 horas. As edições anteriores tiveram uma audiência média de 1.7 milhões.