A paquistanesa Malala Yousafzai, 19 anos, celebrou o termino do ensino médio nesta sexta (07) no seu recém-criado Twitter. Ela concluiu seus estudos na cidade Birmingham, no Reino Unido, a mesma cidade que ela e sua família se refugiaram em 2012.

Hoje é meu último dia na escola e meu primeiro dia no Twitter

Ainda como ativista da educação, Malala ressaltou que está empolgada com um futuro promissor, mas que nem todas tem as mesmas oportunidades.

… Eu sei que milhões de garotas ao redor do mundo estão fora da escola e poderão nunca ter a oportunidade de completar seu ensino.

Quem é Malala?

Nascida no Vale de Swat, noroeste do Paquistão, Malala cresceu em um país considerado conservador. Espera-se, por exemplo, que as mulheres fiquem em casa para as tarefas domésticas, sendo assim, não precisando da escola.

Até meados de 2008, meninas eram permitidas nas escolas, situação que se reverteu com o controle daquele território pelo Talibã. Yousafzai é filha de Ziauddin Yousafzai, o dono da escola em que estudava . O pai ainda tentou pedir proteção com o objetivo de manter as aulas para garotas, mas o clima ficava cada vez mais tenso. Na época ela possuía 11 anos.

Malala durante sua infância já militava pela educação das mulheres paquistanesas, motivo com que fosse alvo de represálias pela milícia. Destaque ao momento em que ela publicava em um blog da BBC “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, mesmo sob pseudônimo, tornou-a conhecida e sucessível à ameaças.

Quando tinha apenas 14 anos foi alvo de um atentado em um ônibus escolar que quase tirou sua vida. Yousafzai recebeu diversos tiros em seu ombro e sua cabeça. Ela foi punida por ser uma mulher que frequentava a escola.

A jovem paquistanesa ganhou notoriedade mundial em dois momentos: ao lançar seu livro “Eu sou Malala” que conta exatamente o episódio mais assustador de sua vida, e ao ganhar o Nobel da Paz em 2014.

Agora com quase 20 anos, ela se inscreveu para estudar Filosofia, Ciências Políticas e Econômicas na Universidade de Oxford, também na Inglaterra.